Notícias

Observatório do Crack e Projeto Reinserir são apresentados em Pernambuco

Quinta, 01 de março de 2018.

01032018 GABINETE RECEBE POLITICA SOBRE DROGAS FOTO VALTER ANDRADE DSC0004 aaAs iniciativas promovidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para que o poder público desenvolva ações no combate às drogas e esteja atualizado sobre o tema foram apresentadas ao governo de Pernambuco. O consultor da CNM, Eduardo Stranz, esteve reunido com o secretário e gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, e a sua equipe em Recife. O representante estadual conheceu o funcionamento do Observatório do Crack e do projeto Reinserir. 

Após a demonstração do consultor da CNM, Benevides avaliou a reunião como muito positiva. A equipe da SDSCJ recebeu o material produzido pela CNM, que será analisado minuciosamente. A CNM, por meio do Observatório do crack, trabalha a temática de drogas no Brasil há aproximadamente 7 anos. Esse sistema de informação possibilita ao gestor municipal e a sociedade civil, dentre outras informações, entender como o poder público enfrenta a problemática do uso e abuso de crack e outras drogas.

Também oferece aos representantes municipais conhecer a participação de Municípios, União e Estados no atendimento aos usuários e seu círculo familiar, bem como compreender a atuação da rede de atenção no Brasil. Dessa forma, o Observatório do crack apresenta um panorama atualizado e real sobre a questão do crack e outras drogas e auxilia no embasamento para a construção de políticas públicas específicas ao tema nos Municípios.

Reinserir

A partir das ações trabalhadas e do envolvimento da CNM com a temática das drogas, surgiu uma oportunidade de parceria entre a entidade municipalista e a União Europeia. Por meio dessa cooperação, teve origem o Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas – (Reinserir).

Desenvolvido em Municípios do interior Paraíba, o objetivo geral do projeto consiste em fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica para os usuários de drogas.