Notícias

Durante evento municipalista, Serrolândia reconhece a importância do Observatório do Crack

Quinta, 24 de maio de 2018.

Ag. CNMEm Serrolândia (BA), o enfretamento ao crack e outras drogas também é uma prioridade. A região estava muito bem representada na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Munícipios, e o vice-prefeito, Ademilson Oliveira, concedeu entrevista à rádio on-line da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para falar sobre a importância do Observatório do Crack na atuação local.

Oliveira contou que conheceu o portal desenvolvido pela CNM há cerca de dois anos, durante participação na Marcha. “Eu vivo em um pequeno Munícipio, no centro norte da Bahia, de pouco mais de 13 mil habitantes, e infelizmente essa problemática também chegou lá, no meu Município, como é uma realidade em boa parte dos Municípios, se não todos”, contou. O gestor municipal confessou que a localidade não estava preparada para fazer esse enfrentamento.

O gestor municipal relatou que, após conhecer o Observatório, começou a promover ações de prevenção, com palestras nas escolas. “Começou a dar algum resultado, uma vez que as pessoas passaram a pensar sobre esse assunto e discutir no ambiente escolar, principalmente, no ambiente escolar que é muito propício”, alertou ao reconhecer que esse trabalho deve envolver também a família e toda a sociedade.

“A ferramenta pode contribuir muito com o Brasil”, reforçou o vice-prefeito. Para ele, outros instrumentos podem ser implementados, mas para isso é necessária a participação dos gestores municipais. “As famílias, os Municípios e a sociedade vivem, infelizmente, esse drama das drogas e isso gera violência”, mencionou.

Dados
Nesse aspecto, a CNM alerta a todos os Municípios para a importância de cadastrar os dados no Observatório do crack. Além disso, a entidade ressalta que é fundamental a participação dos gestores na pesquisa on-line disponível no portal, que resultará no próximo panorama e mapeamento da questão do crack no Brasil.

A partir das informações recebidas por meio dos gestores locais, a CNM também subsidia a busca de auxílio financeiro para trabalhar estas questões e contribui para o desenvolvimento de políticas municipais específicas.