Notícias

Divulgado planejamento estratégico de políticas de combate às drogas

Sexta, 24 de janeiro de 2020.

19042018 Comunidades terapeuticas Andre Borges Agencia BrasiliaO governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados de Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, divulgou novas metas de ações para este ano nos temas prevenção ao uso de drogas, cuidado e reinserção social do dependente químico e pesquisa científicas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que a notícia promissora em razão de ser insuficiente a rede de atenção ao usuário de drogas.

Recentemente, a entidade divulgou o estudo Municípios e a problemática da utilização do crack e outras drogas em que elenca resultados impactantes sobre essa deficiência. O levantamento está disponível no Observatório do Crack, ferramenta que traz um panorama sobre as drogas no Brasil. Na área de Cuidado, a União pretende expandir o número de vagas financiadas em comunidades terapêuticas e aumentar o número de grupos de ajuda mútua e apoio familiar, além dos grupos anônimos.

Na área da Prevenção haverá a implantação do Sistema Nacional de Prevenção ao uso de drogas , onde constará um pacote de ações preventivas, tais como: a intensificação das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas, a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

O foco da Reinserção Social será na intensificação dos programas Brasil Mais Empreendedor e Progredir, que qualificam a mão de obra dos dependentes em recuperação para garantirem o seu retorno ao convívio social de forma honesta e cidadã. E, para a área de Pesquisa é prevista a produção de dados estatísticos que venham a nortear as futuras ações, visto que as informações hoje utilizadas sobre a prevalência da dependência química são antigas e utilizaram metodologia bastante insatisfatória.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas