Notícias

CNM participa de lançamento fórum permanente sobre prevenção e combate às drogas

Sexta, 14 de fevereiro de 2020.

14022020 forum de drogasA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do lançamento do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, em Brasília. Lançado na quarta-feira, 12 de fevereiro, a ação quer somar esforços para o enfrentamento e prevenção ao uso de drogas e conscientizar a sociedade quanto aos problemas decorrentes do uso de psicotrópicos.

O Fórum é articulado pela Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) ligada ao Ministério da Cidadania. A proposta, segundo o governo, é buscar alternativas consistentes para o cuidado e reinserção social das pessoas que enfrentam a dependência química.

A consultora da CNM e responsável pelo Observatório do Crack, Mariana Boff Barreto, representou a entidade no evento. A Confederação, é para o governo o caminho para aproximar o debate junto aos Municípios brasileiros. Na ocasião, o governo deve apresentar a cartilha produzida por meio da parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O material será distribuído nas escolas de todo o país.

Durante o encontro também foi firmado um acordo de cooperação técnica com a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), uma organização global, sem fins lucrativos, não-governamental que, com base na ciência e pesquisa, promove abordagens baseadas em evidências para a prevenção e o tratamento do uso de substâncias. A ideia do acordo é promover a realização de estudos, ações e fomento de estratégias na área.

Ao final do evento foi lida uma carta aberta sobre o tema. O manifesto traz diretrizes para o encaminhamento de algumas questões na prática – como a realização de seminários, encontros, eventos temáticos e ações contra as drogas no Brasil.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Cidadania