Notícias

Cooperação entre entes federados é fundamental no combate às drogas durante pandemia; avalia CNM

Terça, 07 de abril de 2020.

04122019 drogas divulgaçãoOs desafios dos entes federados em relação às iniciativas de combate às drogas previstas na Política Nacional Sobre Drogas em tempo de disseminação do novo coronavírus têm sido tema recorrente de debates. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha as discussões e informa os gestores sobre os procedimentos e orientações definidas por representações do governo federal nesse período de calamidade da saúde pública. A entidade entende que a cooperação é fundamental diante do crítico cenário vivenciado no país.

Recentemente, em reportagem do Portal Imagine Acredite, a diretora do Departamento de Prevenção e Cuidados e Reinserção Social da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred/MC), Cláudia Gonçalves Leite, fez uma avaliação das intenções do governo federal.

“A minha principal missão é ser útil e colaborar para que a política pública sobre drogas seja cada vez mais efetiva e apresente cada vez mais resultados positivos, evitando, pelas ações preventivas, o crescimento do uso de drogas e cuidando e reinserindo na sociedade aqueles que se tornam vítimas da dependência química, bem como assistindo seus familiares. Claramente ainda não cumpri minha missão. Estamos apenas no início do nosso trabalho, que agora possui novos desafios com a pandemia do novo Coronavírus”, comentou.

Para o Observatório do crack, ferramenta desenvolvida pela CNM desde 2011 para acompanhar debates sobre a questão das drogas nos Municípios, é de primordial importância que o governo federal esteja alinhado com as gestões locais neste cenário atual, onde o coronavírus apresenta uma realidade totalmente nova.

Nesse contexto, a Confederação considera ser imprescindível a aproximação dos governos junto aos Municípios, no intuito de auxiliar os gestores neste enorme desafio, que é acolher, tratar e reinserir o usuário de drogas na sociedade. A entidade possui publicações que podem auxiliar os Municípios neste momento de pandemia do coronavírus (Covid-19). Acesse aqui.

Foto: Ministério da Cidadania

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Portal Imagine Acredite